Taxa de abandono de carrinho: reduza com um chatbot

abandono de carrinho

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais popular, oferecendo aos consumidores a comodidade de fazer compras sem sair de casa.

No entanto, uma das maiores frustrações para os varejistas online é o abandono de carrinho, quando os clientes adicionam produtos ao carrinho de compras, mas não concluem a transação.

Os motivos para que isso aconteçam são muitos, clientes que apenas estavam “dando uma olhada”, clientes que estão esperando o dia do pagamento, e até mesmo aqueles que simplesmente esqueceram.

Independente de qual seja o caso, muitos carrinhos abandonados significam perdas de oportunidades para os lojistas. Por isso, trouxemos neste texto algumas estratégias que podem ajudar.

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho

A principal dica para quem quer diminuir o número de carrinhos abandonados no e-commerce é: contrate um chatbot!

Chatbots são programas de computador capazes de simular o atendimento humano através de uma interface de chat. Eles têm se tornado cada vez mais comuns em todos os tipos de negócio. Isso porque, oferecem uma série de vantagens, como por exemplo:

  • atendimento automático 24h;
  • resolução de dúvidas frequentes;
  • monitoramento de conversas;
  • redução de custos operacionais;
  • integração com outras plataformas;
  • etc.

No que diz respeito a diminuição do abando de carrinhos no e-commerce, o chatbot pode ser integrado a uma ferramenta de gerenciamento de loja virtual. Dessa forma, sempre que um cliente deixar algo no carrinho, o chatbot realizará uma ação para reverter a situação.

O que fazer para convencer o cliente a finalizar compras

Existem diversas estratégias que podem te ajudar a reverter carrinhos abandonados.

É possível, no primeiro momento, informar ao cliente que ele deixou algo no carrinho. Isso fará com que aqueles clientes que simplesmente esqueceram de finalizar a compra, o façam.

Outra estratégia interessante é enviar cupons de desconto, promoções, ou oferecer redução no valor do frete. Assim você ajuda a driblar a barreira financeira e aumenta suas taxas de conversão.

Conclusão

Esperamos que este texto te ajude a diminuir a taxa de carrinhos abandonados no seu e-commerce. Caso queira acompanhar mais conteúdos como este, então acompanhe o nosso blog.

Caso esteja em busca de um chatbot que possa te trazer todas as vantagens que mostramos neste conteúdo, recomendamos que conheça a plataforma Hiperchat.

Nosso chatbot tem como foco o atendimento via WhatsApp e conta com funcionalidades capazes de mudar a forma como você se comunica com seus clientes.

Entre nossas funcionalidades temos:

  • monitoramento de atendimentos;
  • relatórios personalizados;
  • suporte completo;
  • integração com várias plataformas;
  • app para Android;
  • etc.

Quer saber como usufruir desses benefícios? Então  clique aqui e fale com um de nossos especialistas.